Aluno do Colégio Objetivo Juazeiro lança segundo livro

Alan Silva Alencar de Moura começou a escrever mais cedo do que se pode imaginar. Aos seis anos, fez “Histórias de Alan”, baseadas no universo paralelo de sua imaginação. Seu primeiro livro lançado foi, na verdade, “História de Família”, em 2015, inspirado na vida de seus avós maternos, a convite de uma professora do município de Brejo Santo, sua cidade natal.

Foto: Wiharlley Rubson/Objetivo Juazeiro
Foto: Wiharlley Rubson/Objetivo Juazeiro

Aluno do Colégio Objetivo Juazeiro do 7º ano do Ensino Fundamental I, Alan sempre esteve inserido no mundo da leitura. Sua mãe, Veridiane Rosa da Silva, é psicopedagoga, enquanto seu pai, Alessandro A. Moura, é mestre em Letras. Suas companhias literárias, ao contrário do que se espera de uma criança, são, na verdade, obras de Machado de Assis, Clarice Lispector e Rachel de Queiroz (autora de seu romance preferido – “Memorial de Maria Moura”).

Hoje, aos 12 anos, Alan vem com sua mais nova escrita: Carta aos Deuses e Outros Poemas, ilustrado por Guilherme Freire Alves, com temas que abordam a leitura, o meio ambiente, família, cultura, morte e outros. O lançamento oficial acontecerá na I Festa do Livro, no dia 10 de agosto, às 8:30, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

“Poemas são muito particulares, muito exóticos e abstratos. Sempre achei que só pequenos poemas poderiam passar um pouco de mim. Por isso comecei com poemas bem rimados e depois passei para os mais sombrios. São uma forma de me expressar e deixar vazar o meu eu-lírico”, explica Alan.

Para o estudante, a leitura está presente em todos os aspectos do cotidiano. “Em meu desenvolvimento pessoal, ler livros fez com que eu me tornasse mais humilde e conheci personagens para me espelhar”. Além disso, Alan realiza palestras em eventos e outras escolas, tanto para jovens, quanto adultos, onde ele conversa com o público sobre a importância da leitura na vida das pessoas.

O próximo livro já está em processo de produção; dessa vez, em prosa, como seu primeiro, o romance vai se basear no clássico de William Shakespeare, Romeu e Julieta, e em Só o Amor é Real, de Brian Weiss.

A matéria também foi destaque no Site Miséria. Clique aqui e confira.