Alunos do Colégio Objetivo Juazeiro são credenciados na II MOCICA

O Colégio Objetivo Juazeiro gostaria de parabenizar aos alunos participantes da II MOCICA – Mostra Científica do Cariri, que aconteceu no IFCE campus Juazeiro do Norte, de 28 de agosto a 01 de setembro, com cinco projetos que possuem, como ponto principal, a economia de recursos. Além disso, agradecemos aos professores Alexsandro Ferreira Coelho e Jayr Alencar Pereira, como também à coordenadora de projetos e Olimpíadas, Maricélia Silva Santos, pelo tempo dedicado aos trabalhos e pela paciência na produção.

IMG_1299

Os projetos, listados a seguir, foram credenciados em feiras nacionais e internacionais por serem inovadores, criativos e de fácil implantação, possibilitando melhorias e oferecendo alternativas na área científica. 

Romeirino: a placa Standalone do Cariri, projetado por Verônica Bantim, que tem o objetivo de confeccionar um protótipo de uma placa microcontrolada de baixo custo Standalone baseada na plataforma Arduino, utilizando componentes de sucatas eletrônica e software livre, no caso o ardublock, com a finalidade de baratear o ensino da robótica nas escolas públicas, foi credenciado para a FEBICFeira Brasileira de Iniciação Científica – Jaraguá do Sul (SC), que acontece de 03 a 06 de outubro de 2017.

Braille Messenger, de autoria de Danilo Correia e Heitor Souza, cujo objetivo é o desenvolvimento de um aplicativo para celulares capaz de proporcionar a troca de mensagens instantâneas entre pessoas cegas ou com baixa visão, incentivando, assim, a inclusão digital, foi credenciado para a feira internacional CIÊNCIA JOVEM, realizada anualmente pelo Espaço Ciência, que acontecerá em Recife (PE), de 09 a 11 de novembro de 2017.

Programação em Blocos: o uso do Arduino e S4A no ensino da robótica educacional, elaborado por Yasmin Rodrigues, busca apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem de programação voltada para robótica educacional, que associa a linguagem de programação S4A e a placa de prototipagem eletrônica Arduino na construção de protótipos educacionais de robótica, bem como a criação de oficinas para o ensino de robótica em escolas como menor poder aquisitivo. Credenciado para a FENECIT – Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, que acontece em Recife (PE), em setembro 2018.

Garduino, de Luiz Henrique Santana e Pedro Vinícius Coelho, possui o objetivo de criar um protótipo de um braço mecânico automatizado de baixo custo, que utiliza sensoriamento de umidade e luminosidade, utilizando o software e hardware livre Arduino para monitorar e favorecer as condições ideais no desenvolvimento de plantas e fornecendo a água necessária para as plantas e, assim, gerar economia de água e energia. O projeto foi credenciado para a MCL – Muestra Científica Latinoamericana, que acontece em Trujillo , no Peru, no período de 18 a 23 de setembro de 2018.

Elecplants, criado por Davi Brener e José Lucas de Alencar, objetiva desenvolver um sistema de automação de baixo custo para o controle automático e monitoramento remoto de irrigações implantadas nos diversos plantios na região do Cariri cearense. Credenciado para a Eskom Expo for Young Scientists, em Joanesburgo, na África do Sul, em outubro de 2018.