VIII EXPOARTCO APRESENTA VIDA E OBRA DE VINCENT VAN GOGH E LASAR SEGAL

De 25 a 28 de outubro, o Cariri Garden Shopping recebeu a VIII Exposição de Artes do Colégio Objetivo Juazeiro – EXPOARTCO. A mostra é organizada pelas professoras Branca, Cidinha e Romana e, este ano, os alunos do Infantil V e Ensino Fundamental I homenagearam os pintores Vincent Van Gogh e Lasar Segall.

Todos os anos são escolhidos dois artistas, em que são trabalhadas suas obras, biografia e o contexto histórico. Segundo a professora Maria de Lourdes Silva, conhecida por Tia Branca, as crianças aprenderam também sobre as esculturas com papel machê, a xilogravura e a isogravura (feita com isopor) e o estilo cubista de Romero Britto. Para ela, é muito importante o incentivo da escola nesta área em que os alunos são assumidamente apaixonados. “Eles ficam ansiosíssimos para este dia chegar”, afirma.

Para Marcelo Santiago, pai da estudante Raissa (5º ano B), é gratificante ver a criatividade das crianças sendo colocada em prática. “Eu sempre gostei muito do que o Objetivo faz: de ter uma sala específica para artes e incentivar com professoras voltadas para isso durante o ano todo”, enfatiza. Raissa adorou participar e disse que seu artista preferido foi Lasar Segall: “Ele tinha muita inspiração pra fazer os quadros”.

Deidy Marques, mãe da aluna Luiza (1º ano A), visitou a exposição e destacou que este é um trabalho que desperta os dons das crianças. Disse ainda que a quinta-feira é o dia preferido de Luiza, pois é o dia da aula de artes. Para Miguel Pinheiro, pai da Elizabete (4º ano) e do Enzo (1º ano), que também estavam passeando pela galeria, as crianças se sentem incentivadas e ficam muito ansiosas para conferir a exposição. “Eu acho que a escola não tem que ser só português e matemática. Tem que abrir para outras opções, como a cultura e o esporte”, reconhece Miguel.

A EXPOARTCO é uma iniciativa do Colégio Objetivo desde 2010 que reflete um mundo de possibilidades para os estudantes. Como lembra a coordenadora do Ensino Fundamental I, Verônica Ferreira, as crianças realmente aprendem na prática quem foram os artistas trabalhados, pois não fazem apenas a releitura das obras, mas conhecem a vida dos pintores. E esse é, com certeza, um aprendizado que ficará para sempre na mente dos alunos.